ADMINISTRAÇÃO.COM

"Administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes para atingir um objetivo." ( Eliane de Oliveira )

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Empreendedorismo

Empreender: v. tr. dir. Resolver-se a praticar (alguma coisa laboriosa e dificil); pôr em execução; intr. ter apreensões, contínuas; cismar, insistir na mesma ordem de idéias.


fonte: Dicionário Brasileiro GLOBO

Empreeendedor
"O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização de novos recursos e materiais."

Joseph Schumpeter (1949)


"É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização."

José Dornelas (2001)

É aquele que percebe uma oportunidade onde outros não vêem e cria meios (nova empresa, área de negócios, etc), o processo empreeendedor envolve todas as funções, ações e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-las.Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se, pelo menos, os seguintes aspectos de:
- Inciativa para criar/inovar, paixão pelo que faz, deve contagiar os funcionários, fornecedores clientes com o seu entusiasmo;
- Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive;
- Assume riscos e a possibilidade de fracassar.
A abertura de um negócio não significa o fim dos problemas, nem fim das idéias. Um empreeendedor transforma idéias em oportunidades, ousa constantemente e usa a criatividade até para os detalhes.
Um empresário deve ter paixão pelo negócio, o diálogo com as pessoas que estão à sua volta é fundamental, pois estabelece laços de confiança e permite que todos assimilem a filosofia da organização.
Ser empreendedor é ser protagonista de sua própria história, é fazer a diferença. A busca contínua pela melhoria de seus serviços e produtos reflete seu espírito inquieto, desafiador, que está sempre em busca do novo, da superação de limites e de vencer desafios.
Cada empresário tem seu estilo, sua marca, sua forma de trabalhar, mas existem características comuns entre eles, que são as qualidades que os diferencia no mercado:
- Motivação e Entusiasmo:
O empreendedor acredita nos seus sonhos e busca as maneiras para torná-los realidade. Tem grande entusiasmo em suas idéias e projetos, acredita no seu potencial. Transfere essa motivação para todos que estão à sua volta.
- Iniciativa:
O empreeendedor é um inovador, está sempre à frente, "arregaça as mangas" e sai em busca de novas idéias e alternativas. Não espera que os outros resolvam seus problemas, não espera que seus concorrentes tomem atitudes mais agressivas, nem que o fracasso bata à sua porta.
- Otimismo:
Com pés no chão, o empreendedor acredita nas possibilidades do seu negócio, no seu potencial de desenvolvimento e não desanima frente aos obstáculos que apresentam.
- Espírito de Equipe:
O empreendedor acredita em seus colaboradores, delega funções, ouve sugestões, críticas e busca potencializar as qualidades de cada um.
- Persistência:
Os obstáculos nunca desanimam o verdadeiro empreendedor. Quando preciso, ele muda de estratégia para realizar seus projetos e obter êxito em seus negócios.
- Riscos Calculados:
O empreendedor sabe que não existe sucesso sem risco, mas não o faz desnecessariamente. Ele avalia as alternativas, calcula as possiblidades de cada uma e se empenha em reduzir esses riscos.
- Busca da Qualidade:
Age de maneira a fazer coisas que satisfaça, ou excedam padrões de excelência. As opiniões e as sugestões de seus clientes são sempre levadas em conta e as críticas são analisadas para a melhoria do serviço e do produto.
- Certeza de Sucesso:
O medo não é impedimento para as realizações do empreendedor. Ele acredita nos seus projetos e enfrenta todos impedimentos com ânimo e confiança.O empreendedor sabe que somente o aperfeiçoamento constante resultará no reconhecimento do seu produto no mercado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial