ADMINISTRAÇÃO.COM

"Administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes para atingir um objetivo." ( Eliane de Oliveira )

sábado, 22 de dezembro de 2007

Rio Grande do Sul premia mulheres empreendedoras

Visão empreendedora, criatividade, persistência e capacidade de superar desafios foram qualidades que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconheceu no trabalho desenvolvido pela empresária do setor de confecções Maria Elena Marchi Juchen (categoria individual), de São Luiz Gonzaga (RS), e da artesã Vanilda Valene da Silva, da Associação dos Artesãos de Taquari (categoria coletiva).
As empreendedoras venceram a etapa estadual da premiação e foram agraciadas no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Elas partem agora para a etapa regional do prêmio, a ser realizada no dia 1° de fevereiro do próximo ano, juntamente com representantes dos estados de Santa Catarina e Paraná. Em março, será realizada a terceira e última etapa da disputa, em Brasília. Este ano, o Rio Grande do Sul teve 126 candidatas inscritas ao prêmio. Em todo o País, este número superou a casa dos 2,1 mil.
Lançada em outubro de 2004, a ação é desenvolvida pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), com apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O objetivo do prêmio é dar maior visibilidade às histórias de sucesso das mulheres empreendedoras de todo o Brasil por meio do reconhecimento e do incentivo de suas ações.São escolhidas duas mulheres de cada região brasileira, uma na categoria individual e outra na coletiva. Os prêmios oferecidos na etapa estadual são cursos do Sebrae e, na etapa regional, participação na programação do evento de entrega do prêmio, viagem a Brasília com todas as despesas pagas, presença em palestras e outras atividades. Na etapa nacional, as vencedoras participarão de um evento nacional de capacitação. Um prêmio extra ainda prevê uma visita técnica internacional a um centro de referência em empreendedorismo.De acordo com a gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Sebrae no Rio Grande do Sul, Roséli Martins da Rosa, a banca examinadora da etapa estadual analisou os trabalhos inscritos com base nos seguintes critérios:
* Liderança e constância de propósito;
* Persistência e capacidade de superar desafios;
* Superação do preconceito de gênero;
* Criatividade na ação;
* Diversidade, responsabilidade social e sustentabilidade;
* Atitudes e crenças; motivação e formação de novas empreendedoras;
* Aceitação de riscos e resultados.
“É um prêmio recente, mas muito importante, que reconhece e estimula o trabalho realizado pelas empreendedoras. Vamos torcer agora para que as representantes do Rio Grande do Sul sejam vencedoras também na etapa regional”, destaca Roséli.Segundo a empresária Maria Elena Marchi Juchen, dona da empresa Decorpore Moda Fitness, de São Luiz Gonzaga, vencedora da categoria Proprietária de Micro e Pequenas Empresas, o estabelecimento, com cerca de três anos e meio de atuação, conseguiu consolidar seu trabalho como fornecedor de peças de roupas esportivas, de ginástica e de praia em um nicho até então pouco explorado no mercado local. Ela acredita que o prêmio, além de um reconhecimento, é ao mesmo tempo, um estímulo para que a empresa siga fomentando novos mercados e oportunidades de negócios.“A visão empreendedora é um fator que nos permite ampliar nossa atuação. Hoje, por exemplo, atingimos grandes feitos, como o atendimento a clientes de Santa Catarina e Paraná com produtos de marca registrada própria e portal na internet”, destaca.Vencedora da categoria Membros de Grupos de Produção Formais, Vanilda Valene da Silva é uma das artesãs da Associação dos Artesãos de Taquari. Constituído em 17 de junho de 2003, o grupo tornou-se a primeira organização formal do setor no município. A associação atua na criação de oportunidades de negócios e no oferecimento de cursos para seus sócios, integrando-os e aperfeiçoando-os, contribuindo assim, para o desenvolvimento local.
Graças à organização dos artesãos, ao apoio da Prefeitura Municipal e do governo federal, foi possível realizar o projeto de construção da Casa do Artesão, espaço para a exposição e comercialização permanente dos trabalhos. Com apenas quatro anos de existência, o local é reconhecido como referência do artesanato personalizado e de qualidade em toda a região.
Fonte: Administradores

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial